sexta-feira, 21 de agosto de 2009

RELATÓRIO DOS ENCONTROS DE FOMAÇÃO

Após o período de formação, de 23 a 27 de março, em Uberlândia, nos organizamos com a Secretaria Municipal de Educação, convocamos os diretores de escolas estaduais e municipais, e professores de Língua Portuguesa e Matemática, para abertura e apresentação do Programa no dia 16 de abril de 2009.






Abertura do Gestar II– Língua Portuguesa e Matemática - professores da rede municipal e estadual.







Acolhimento- Mensagem






Apresentação do Programa – Eloísa Leal Severino







Entrega do Material pela Secretária Municipal de Educação Rita de Cássia Donegá Salomão Lorenzato, e professores formadores, Eloísa Leal Severino - Língua Portuguesa e Zilá Nunes Matemática.






Depois das reuniões de planejamento e apresentação do Programa, iniciamos os encontros de formação continuada de Língua Portuguesa, com dois grupos de professores cursistas, não pelo número, mas para facilitar os horários. Um encontro semanal de 4 horas para cada grupo. Iniciamos o trabalho como tinha sido planejado dentro do calendário previsto, 14 encontros até agosto, um encontro para cada duas unidades, e outro para a oficina. Dia 22 de abril, comecei com o 1º grupo. No início estava um pouco apreensiva, pela responsabilidade de estar diante de um grupo de professores com muitas expectativas, e pela seriedade do Programa. Neste encontro trabalhamos os gêneros textuais. Durante a atividade pedi aos professores que fizessem uma receita para uma boa educação, como havíamos feito no encontro de formação. Foi muito interessante o resultado. No final da unidade 9 lemos o texto referência e fizemos as atividades. Na unidade 10 trabalhamos as características de gênero literário e não-literário, gênero poético e por fim o gênero poético de cordel. Para apresentar a tarefa, lemos o texto de cordel, As quatro classes corajosas de João Martins de Athayde, do Avançando na Prática, e foram escolhidas para trabalhar com os alunos as atividades 7 e 8 do AAA3.



Oficina 5 : 11-05-09



Iniciei fazendo a acolhida com boas vindas aos professores. Depois deixei que eles falassem sobre como tinham desenvolvido as atividades. Foi ressaltada a importância do gênero poético em nossas vidas. Antes da entrega das atividades e dos relatórios de desenvolvimento das mesmas, apresentei um clip do Zé Ramalho com a música Mulher Nova Bonita e Carinhosa e alguns comentários foram tecidos sobre as possibilidades de tornar uma aula mais atraente, quando se utiliza de recursos sonoros e visuais. Os trabalhos foram apresentados logo a seguir, cada um relatando suas experiências. No final fizemos o varal de literatura e poesias de Cordel, atividades realizadas pelos alunos. Para finalizar apresentei o vídeo O Boi Zebu e as Formigas de Patativa do Assaré.








Professores cursistas, durante a apresentação dos relatórios.





Literatura de Cordel



Oficina 6: 29-04-09



Ao iniciar a oficina, retomei a tarefa anterior, pois alguns professores tinham deixado de entregar alguns trabalhos alegando que suas turmas estavam em período de provas, atrasando assim, a entrega. Após recebê-los, iniciamos a oficina. Estava apreensiva quanto a clareza dos objetivos das unidades estudadas, e como seria desenvolvido o processo de estudo sobre transposição de gênero textual. Tal foi a minha surpresa com a apresentação que os cursistas fizeram. A maioria aproveitou o Dia das Mães e trabalhou esse tema, apresentado de vários gêneros: receita, anúncio, propaganda, biografia, histórias em quadrinhos. Fiquei surpresa com a apresentação. Depois da socialização, e exposição de todos trabalhos, fizemos alguns comentários, e houve umas colocações muito interessantes: "Depois dessa troca de experiências dá vontade de fazer tudo de novo. É muito bom". Esforço-me bastante para acompanhar a proposta do Gestar, acredito que estou conseguindo.



Oficina 7: 13-05-09



Nesta oficina, percebi que os cursistas já estavam mais à vontade. Talvez porque o tema Letramento sempre leva à boas discussões e questionamentos. Os professores relataram os passos das atividades desenvolvidas com seus alunos. Seguindo a proposta do AAA deram inicio às atividades com Cidadezinha qualquer, trabalhando os passos sugeridos na atividade, adequando-os ao nível das séries, levantando hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos. Trabalharam a descrição da cidade do texto, de suas cidades depois a narração. A partir daí, passaram para a aula do AAA, Uma partida de futebol, onde os alunos fizeram a interpretação das imagens, construíram textos descritivos e narrativos. Foram experiências muito válidas, como o relato do professor Anderson José que usou um vídeo de Tom Zé interpretando uma Cidadezinha qualquer, e para a partida de futebol, o clip do Skank É uma partida de futebol.



Oficina 8: 10-06-09



O objetivo dessa atividade era trabalhar produção textual, a escrita nos seu desenvolvimento comunicativo. Foi escolhido para tarefa, o Avançando na Prática da pág. 194, que propunha o estudo do texto científico Sempre em boa companhia, retratando a importância da preservação das espécies em extinção. A partir da leitura e interpretação do texto , os alunos desenharam os cartões postais, e produziram o texto comunicativo para os mesmos. Cada cursista socializou suas experiências, relatando as estratégias usadas para se chegar a esse produto. Depois desse momento, propus a eles a atividade sugerida no final do TP, sobre a escrita de um texto persuasivo para a propaganda (jornal ou revista), tendo como imagem, o cartaz das profissões. Foi muito boa a discussão sobre quais argumentos usaram para convencer o leitor. Cada grupo apresentou seu texto propaganda e o roteiro de aula adequado para seus alunos a partir dessa atividade.








Texto propaganda





Texto propaganda



Oficina 9: 24-06-09



Recebi os cursistas como de costume; há sempre uns que chegam antes. A partir daí a conversa começa. Assim que todos chegaram passamos para a discussão, cujo objetivo era a tessitura do texto nos aspectos de construção de sua coerência. Cada professor apresentou e relatou como foi o trabalho com seus alunos. Escolheram as propagandas (textos publicitários), cada um a seu gosto. Alguns exploraram primeiro a imagem (texto visual) para depois o texto verbal, fazendo assim a "associação" entre os dois. Terminado esse momento, passamos para a atividade proposta para a sala com o grupo de professores cursistas, sobre a construção da coerência textual e os aspectos linguísticos e sócio-comunicativos, responsáveis pela continuidade de sentidos de um texto. Apresentei a eles o texto publicitário proposto e desenvolvemos a atividade, discutindo como a coerência textual é construída a partir da articulação entre informações do texto e experiências prévias. Cada grupo fez sua análise e escolheu a forma de apresentá-lo no painel.





Atividades desenvolvidas pelos alunos





Desenvolvimento da atividade pelos cursistas








Desenvolvimento da atividade







Painel com atividades dos alunos e professores





Professores cursistas em atividade










Apresentação das atividades











Oficina 10: 12-08-09



Depois de um período curto e "conturbado" de férias retornamos. Várias mudanças aconteceram com os professores contratados da rede municipal, devido a um processo seletivo ao qual foram submetidos. Com isso, houve alteração no quadro dos professores. Mudaram de escola, turmas, outros nem conseguiram voltar. Mesmo com essas dificuldades retornamos com a oficina 10, cuja proposta do Avançando na Prática era a coesão na organização de um texto fragmentado. Foi interessante como os professores desenvolveram com seus alunos a atividade, pois usaram vários gêneros, como fábulas, tirinhas, e o próprio texto sugerido. Infelizmente, nem todos conseguiram desenvolvê-la, pois nem chegaram a ter aula com suas turmas.





Alunos da professora cursita Márcia Regina Alves em atividade, organizando o texto.







Cursistas, durante a elaboração da atividade proposta para a oficina.










Exposição dos trabalhos











2 comentários:

Márcia disse...

Parabéns Profª Eloísa pelo Blog, os relatórios e as fotos ficaram ótimos. Espero que todos nós, juntos, façamos um bom trabalho. Abraços!!! Até a próxima aula. Márcia

Anderson disse...

Olá ficou muito show o blog... é bom ver nossos resultados... espero poder aprender muito mais.. e que não paremos tão cedo... beijos